A arquitetura acolhe culturas e pessoas de todos os quadrantes da vida. Mas nem sempre considera questões prementes como a justiça social, a crise ecológica e a descolonização, em detrimento de um paradigma ocidental dominante na educação e prática da profissão. O Arquiteturas Film Festival 2024 procura desafiar esta hegemonia, refletindo sobre os discursos enraizados na disciplina.
Nesta 11ª edição, convidamos o público para uma cativante viagem cinematográfica através das complexidades da produção do conhecimento arquitetónico e do seu impacto social. O programa oferece novas perspetivas sobre o papel da disciplina na formação do ambiente construído a partir de vários ângulos. Explora a forma como a arquitetura pode corajosamente reimaginar a representação convencional, questionar as práticas extractivistas e desmantelar as narrativas coloniais.
O festival estende-se a múltiplos espaços da cidade, como o Batalha Centro de Cinema, Canal 180, Casa Comum, Circo de Ideias, INSTITUTO e Térmita através de uma seleção de filmes, debates, instalações e passeios. “Aprender a Desaprender” posiciona-se como uma plataforma para discutir questões prementes, apresentando quatro secções cuidadosamente programadas: Programa dos Realizadores Convidados, Programa Oficial, Programa Experimental e Programa Especial Portugal. Cada secção oferece uma contribuição única para o tema do festival, proporcionando diversos pontos de vista para a conceção de novos imaginários arquitetónicos.
O Arquiteturas Film Festival é organizado pelo INSTITUTO e com direção do arquiteto Paulo Moreira. Fundado em 2018, o INSTITUTO é uma plataforma sediada no Porto para discutir e divulgar a arquitetura e as suas intersecções com as artes visuais e espaciais, o pensamento crítico e as colaborações interdisciplinares.
Eixos do programa
Programa dos Realizadores convidados | Bêka & Lemoine (Ila Bêka e Louise Lemoine)
A aclamada dupla de cineastas, produtores, editores e videoartistas, Ila Bêka e Louise Lemoine, junta-se a esta edição como Realizadores Convidados. Com uma seleção de filmes, debates, visitas guiadas e uma instalação, mergulham nos terrenos simbólicos do cinema e da arquitetura para juntar uma comunidade de entusiastas e estimular novas relações.
Programa Oficial | com curadoria LOCUMENT (Francisco Lobo e Romea Muryń)
LOCUMENT, estúdio de investigação sediado no Porto acredita que, através do conhecimento cumulativo, o filme torna-se um meio para expandir a nossa perceção das narrativas que abrangem o mundo que habitamos, revelando as consequências das decisões sócio-políticas que desfiguram os territórios. Os filmes selecionados e instalações apresentam realidades que refletem comportamentos que moldam o nosso meio.
Programa Experimental
Este eixo reúne arquitetos, artistas e investigadores para refletir sobre os discursos enraizados na disciplina da arquitetura e dar voz a práticas que promovam a sua descolonização. Convidamos o público a confrontar-se com perspetivas plurais sobre o papel que as práticas espaciais podem ter nesses processos. Este programa é complementado pela publicação do novo livro "Aprender a Desaprender", publicado pela Dafne e Instituto.
Programa Especial Portugal
Este programa traz o tema do festival ao contexto do país anfitrião, abordando em particular as cidades de Lisboa e Porto. Procura-se aprofundar temas atuais, tais como a crise da habitação e os efeitos do turismo, entre outros. O programa de filmes é complementado por debates com autores, protagonistas e especialistas convidados.
Destaques do programa
DEBATE | PRÉ-ABERTURA
27.06, Quinta-feira | Programa dos Realizadores Convidados
17h15, Circo de Ideias
Debate sobre o livro “The Emotional Power of Space” com Ila Bêka, Louise Lemoine e Mariana Pestana (Curadora Chefe do Centro de Arquitetura do MAC/CCB)
Como é que o espaço afeta o nosso estado físico, psicológico e emocional? Ila Bêka e Louise Lemoine exploram esta questão através da forma viva e íntima da conversa com doze arquitetos de renome para quem a perceção e os sentidos desempenham um papel central no seu trabalho. Este livro reúne histórias de sensibilidade que revelam as forças intuitivas e irracionais em jogo na nossa relação com o espaço.
CINEMA | ABERTURA
27.06, Quinta-feira | Programa dos Realizadores Convidados
19h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 1
Abertura por Paulo Moreira, Diretor do festival
‘Rehab (from rehab)’, 86’’, Bêka & Lemoine, 2023 [França/ Itália], seguido de e Q&A com os realizadores
Uma reflexão sensível e pessoal que questiona a forma como os hospitais pensam os espaços de cuidados para os mais vulneráveis. Propondo um tratamento altamente especializado para deficiências físicas e neurológicas, REHAB projetado pelos arquitectos suíços Herzog & de Meuron em Basileia, tornou-se um modelo único graças à sua abordagem holística da reabilitação, que trata com o mesmo nível de atenção os cuidados físicos e o bem-estar mental.
INSTALAÇÃO | FESTA DE ABERTURA
27.06, Quinta-feira | Programa dos Realizadores Convidados
21h15, INSTITUTO
Inauguração da Instalação ‘Stories of Spaces’ da dupla Bêka & Lemoine e festa de inauguração com performance musical de Bonnie Bopela.
A instalação Stories of Spaces apresenta três projetos cinematográficos de Beka & Lemoine, criados especificamente como contribuições artísticas: La Maddalena / La Maddalena Chair (2014), Selling Dreams (2016) e Butohouse (2019), e aqui reunidos pela primeira vez juntos numa instalação singular.
INSTALAÇÃO
28.06, Sexta-feira | Programa Oficial
17h15, Térmita
Visita guiada à instalação ‘Invisible Territories’ pelos curadores LOCUMENT
‘Invisible Territories’ [Territórios Invisíveis] serve como uma retrospetiva dos nove anos de prática dos LOCUMENT. Criados com uma metodologia partilhada, os filmes produzem um corpo de evidências empíricas transescalares. A instalação permite ao espetador desdobrar as camadas que compõem o mundo em que habitamos, ressoando como um potencial catalisador para gerar discussões e mudanças no seu próprio contexto.
CINEMA
28.06, Sexta-Feira | Programa Oficial
19h15 | Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão de cinema com introdução dos curadores convidados Francisco Lobo e Romea Muryń (LOCUMENT)
‘Burial’, 60’’, Emilija Škarnulytė, 2022 [Lituânia]
O filme convida o espetador para uma viagem sensorial imersiva à única e vasta Central Nuclear de Ignalina (INPP), na Lituânia, atualmente em processo de desativação. As estruturas energéticas da Guerra Fria têm impacto nos processos geopolíticos recentes e deixam ameaças planetárias durante longos períodos de tempo.
CINEMA
28.06, Sexta-Feira | Programa dos Realizadores Convidados
21h15 | Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão de Cinema e Q&A com realizadores, moderado por Shumi Bose (Editora-chefe da KoozArch)
‘The Sense of Tuning’, 98’’, Bêka & Lemoine, 2023 [França/ Itália]
Concebido como uma experiência cinematográfica performativa, este filme capta a alquimia de um dia de encontro entre Bijoy Jain e Bêka & Lemoine - doze horas de deambulação intensa, mergulhando-nos na energia vital das ruas de Mumbai. Um filme sensorial onde o gesto se torna a linguagem da intuição, revela como o trabalho de Bijoy Jain está intimamente ligado à cidade, fornecendo recursos e inspiração inesgotáveis.
PASSEIO
29.06, SÁBADO | Programa dos Realizadores Convidados
10H00
‘Nova cidade, antiga periferia’ | Passeio Guiado pelo Porto com o arquiteto Pedro Bandeira e Bêka & Lemoine
Inscrição obrigatória disponível no website
Duração: 3h00, Lotação: 20 participantes; preço 5€ (inclui bilhete de metro)
Há uma nova cidade na antiga periferia, menosprezar esse facto é abdicar da complexidade e diversidade do grande Porto. Este passeio terá como propósito chamar a atenção para um dos lugares com mais potencial de desenvolvimento futuro: a zona oriental e a linha de Fânzeres.
CINEMA
29.06, Sábado | Programa Experimental
17h15, Casa Comum
Nesta sessão destacamos participantes de língua portuguesa na exposição oficial da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023: Banga Coletivo, Cartografia Negra e Margarida Waco. Exibimos também 2 filmes encomendados pelo Pavilhão do Brasil “Terra”, vencedor do prémio Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional, na dita Bienal.
‘5.5706° S, 12.1976° E Sedimentary Myths’, 7’’33’, Margarida Waco, 2023 [Angola]
5.5706° S, 12.1976° E - Sedimentary Myths regista uma carta de amor a Cabinda. Aninhada na foz da Bacia do Congo e envolta pelo Atlântico, os nossos solos e águas – dois corpos desobedientes que guardam registos de séculos de violência extrativa – ecoam os soluços quebrados de um território disputado. Sedimentary Myths anseia por emergir com histórias entrelaçadas e agregadas, inscritas nos nossos repositórios num único gesto, permitindo-nos projetar um futuro onde unimos as nossas vozes para entoar Dipanda/Independência.
‘O corpo da terra [The Body of Earth]’, 12’, Day Rodrigues, 2023 [Brasil]
A preservação da terra e o pensamento da arquitetura afro-brasileira na origem e identidade do país, narrados no Terreiro Casa Branca (Bahia/Salvador), por um encontro atemporal que se abre através de texturas, vozes e memórias e nos guiam por uma arqueologia da ancestralidade.
‘Terra Nakupa’, 17’’, Juliana Vicente, 2023 [Brasil]
A vídeo-instalação ‘Terra Nakupa’ é um projeto sobre a construção de Brasília pelo viés negro/indigena e suas consequências no nosso imaginário do Brasil. Através de um registro poético versaremos sobre essa perspetiva pouco falada da construção do centro político do país, tensionando espaços históricos desde a fundação do Brasil até ao momento atual.
‘Root City’, 15’’, Cartografia Negra, 2023 [Brasil]
O vídeo poesia ‘Root City’ nasce do desejo de contar histórias das populações negras, que têm sido invisibilizadas na narrativa oficial da cidade de São Paulo. Ao navegar por fotografias e mapas do acervo do Instituto Moreira Salles e outros documentos, o filme busca trazer à tona mais histórias dos povos africanos, diaspóricos e afro-brasileiros que viveram em São Paulo.
‘Oku Tumala Oku Tequila’, 30’, Banga Colectivo, 2022 [Angola]
A curta-metragem Oku Tumala Oku Tekula [O ato de sentar e criar] surge como sequência do projeto intitulado ‘O Banco’, desenvolvido pelo Banga Colectivo em 2021, que tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre os mercados informais angolanos, responsáveis pelo sustento de muitas famílias. A curta centra-se na figura de um artista de rua e na sua relação com o mercado onde trabalha.
CINEMA
29.06, Sábado | Programa dos Realizadores Convidados
19h15 | Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão de Cinema com Q&A com Realizadores, moderado por Julia Albani (CCA – Canadian Centre for Architecture)
‘Tokyo Ride’, 90’’, Bêka & Lemoine, 2020 [França/ Itália]
Mais do que um retrato, no sentido clássico, de um dos mais talentosos e célebres arquitetos japoneses da atualidade, o filme reproduz na sua mais pura espontaneidade a experiência de uma simpática viagem urbana. Ryue Nishizawa narra a forte relação com a sua cidade natal através de alguns locais que lhe são pessoalmente queridos, edifícios que o influenciaram e alguns dos seus projetos arquitetónicos. O filme questiona até que ponto a prática da arquitetura está enraizada no ambiente construído e como o meio cultural alimenta e molda a nossa imaginação.
CINEMA / SESSÃO DE ENCERRAMENTO
30.06, Domingo | Programa Experimental
19h15 | Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão de Cinema + Q&A com realizadora, moderado por Cláudio Valente (Universidade de Coimbra)
‘Skin of Glass’, 89’, Denise Zmekhol, 2023 [Brasil]
Uma meditação cinematográfica, poética e pessoal, sobre mudanças, desigualdades sociais e perdas. ‘Skin of Glass’ [Pele de Vidro] acompanha a jornada da realizadora quando descobre que o edifício mais célebre do seu falecido pai, um arranha-céu de vidro modernista no coração de São Paulo, está ocupado por centenas de famílias sem-teto.
CINEMA / SOFT CLOSING
30.06, Domingo | Programa Especial Portugal
21h15 | Canal 180
Sessão de filme e debate com o realizador Joaquin Mora, e Ana Neiva e Sandra Amorim.
‘Habitar’, 30’, Joaquin Mora, 2024 [Portugal]
Através de nove personagens principais e as suas casas, ‘Habitar’ retrata formas atuais de viver no Porto. Nesta exploração, investigamos a relação da casa com a memória individual e coletiva, assim como com o direito à habitação e como são afetados pela gentrificação e pelo turismo. Nesta diversidade, compreendemos que a casa é também um símbolo estético e uma criação feita por arquitetos que delimitam o espaço para aqueles que o habitam e lhe dão vida.
Bilhetes
- Bilhetes para sessões de cinema no Batalha Centro de Cinema disponíveis online em https://batalhacentrocinema.bol.pt/
- Bilhete Normal: 5 euros
- Bilhete com desconto (Membros Ordem dos Arquitetos, Cartão Tripass): 3,75 euros
- Bilhete com desconto (Estudantes, Cartão Porto, >65 anos, desempregados): 2,5 euros
- Bilhetes com desconto devem ser adquiridos na Bilheteira do Batalha Centro de Cinema
- Visitas guiadas: 5 euros com Inscrições obrigatórias disponíveis em https://arquiteturasfilmfestival.com/bilhetes-PT-24
- Os demais eventos são gratuitos.
Os debates e as visitas são efetuados exclusivamente em inglês.
Título
Arquiteturas Film Festival - 11ª EdiçãoTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
27 de Junho de 2024 12:00 AMAté
30 de Junho de 2024 12:00 AM